CRSPV organiza Feira do Produto Inspecionado e destaca ações de 2019
28 de novembro de 2019 – Atualizado em 28/11/2019 – 12:00am
A Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) esteve reunida, nesta quarta-feira (27/11), na sede da VISA de Maceió, com o coordenador geral do órgão, Nelson Menezes, e o Coordenador da Inspetoria de Alimentos, Geovane Pacifico. O presidente da Comissão, Dr. Paulo Wianês, e os médicos-veterinários Wellington Diniz e Otto Portela – que também integram a CRSPV – estiveram na Visa Municipal com a finalidade de convidar e traçar os planos estratégicos para a realização da 1ª Feira do Produto Inspecionado, evento que será realizado pelo CRMV-AL em parceria com a ADEAL, Associação de Criadores de Alagoas (ACA), Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e, agora, também com a Visa de Maceió.
A iniciativa, sugerida pelo Dr. Otto Portela, que atua na inspeção e defesa sanitária da Adeal, partiu da ideia de se dar destaque às empresas que se esforçam para manter o padrão de qualidade de seus produtos, oferecendo um alimento seguro para o consumo da população e, com isso, valorizando a área de inspeção, um dos campos de maior atuação do médico-veterinário.
“As parcerias que temos feito com o Regional de Alagoas – notadamente na área de fiscalização – têm sido muito positivas e a Visa Municipal está à disposição para fazer com que esse evento seja bem-sucedido e alcance seus objetivos”, afirmou o coordenador geral da Visa, Nelson Menezes.
Atuação da CRSPV – ao longo da atual gestão do CRMV-AL, a Comissão de Saúde Pública Veterinária tem se destacado com uma atuação bastante empenhada em tornar o Regional alagoano uma referência no que se refere à interrelação da saúde animal e humana.
Só em 2019, a Comissão debateu e/ou esteve presente de forma mais efetiva em atividades que envolveram a Saúde Única: as ações relacionadas à população animal dos bairros ameaçados de afundamento (Pinheiro e região), que culminou com a criação do grupo Técnico de Resgate Animal; a discussão de medidas em torno dos casos de leishmaniose e raiva no Estado; e a participação em eventos locais (como a Semana de Vigilância Sanitária), nacionais e até internacionais, como a recente participação no I Simpósio Internacional de Saúde Única, realizado no Paraná, no início de outubro.
De acordo com o médico-veterinário Victor Carnaúba, integrante a Comissão que participou junto com o presidente Paulo Wianês do Simpósio Internacional, a participação do Regional alagoano foi expressiva, por conta da magnitude do evento, que reuniu representantes da organização Mundial de Saúde e da Organização Mundial de Sanidade Animal, dentre outros órgãos igualmente significativos para a saúde pública internacional.
“A importância da nossa participação está em colher o que há de novo, a nível mundial, e trazer para nosso Estado, de forma que consigamos aplicar no nosso dia a dia profissional, disseminar essas informações para nossos colegas veterinários e, principalmente, transformar tudo isso em benefícios para a sociedade”, frisou Carnaúba.
Ainda em Curitiba (PR), o presidente da CRSPV, esteve presente ao IX Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, onde teve a oportunidade de participar, aol lado de profissionais de alto nível de todo o país, de discussões de temas como políticas de saúde e vulnerabilidades sociais, no contexto da interação humano-animal; e enfermidades emergentes e reemergentes, entre outros.
“Encontros como esse são fundamentais para que possamos conhecer a realidade de outros Estados, compartilhar os problemas que enfrentamos no contexto da Saúde Única e traçar planejamentos de ações conjuntas, em especial no que diz respeito à segurança e qualidade dos alimentos. Tenho orgulho de fazer parte dessa Comissão, que reúne profissionais tão competentes e que já vêm fazendo pela sociedade alagoana e pelos colegas muito do que tem sido visto de avanço nas outras regiões e parabenizo o CRMV-AL por estar à frente nessa questão”, ressaltou Paulo Wianês.
Ascom CRMV-AL