#ZootecniaEmFoco – Alexandre Neves Feitosa
31 de maio de 2020 – Atualizado em 31/05/2020 – 12:00am
#ZootecniaEmFoco
O momento da escolha da carreira para o zootecnista Alexandre Neves Feitosa foi um grande dilema. Se por um lado ele admirava o excelente desempenho do pai como contador, economista e administrador, por outro, havia o carinho pelos animais e uma grande afinidade com o campo. Daí, ele descobriu que poderia unir tudo isso e muito mais numa só profissão: a Zootecnia.
“Ser zootecnista é uma tarefa de grande responsabilidade. Nessa profissão, somos responsáveis pelo sucesso das empresas rurais – e consequentemente pela manutenção dos empregos que ela gera direta ou indiretamente – que representa a injeção de dinheiro na economia local e visa o fortalecimento das atividades do campo na economia nacional e internacional”, afirma Alexandre Neves.
Formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o zootecnista teve como maior desafio quebrar tabus e resistências culturais, para que pudesse disseminar as ferramentas tecnológicas avançadas que vêm garantindo uma produção mais eficiente.
Para fazer frente às novas demandas do mercado, principalmente o alagoano, Alexandre buscou se especializar e capacitar, inclusive em novas habilidades, para otimizar seu desempenho, como a ferramenta AutoCAD, um dos seus diferenciais no planejamento de projetos de divisão de piquetes e construção de instalações rurais.
Atuando nos últimos anos com a empresa Plantel Consultoria Agropecuária, o zootecnista tem se dedicado a trabalhar com propriedades voltadas à bovinocultura de corte, promovendo ajustes e modernizações na gestão dessas empresas rurais, com projetos de formação e manejo de pastagens e solos, além de manejos voltados a criação (nutricional, produtivo e reprodutivo).
“O cenário do campo vem mudando e aqui em Alagoas, onde as áreas antes dominadas pela cana de açúcar vêm dando lugar à outras culturas, inclusive à produção animal, temos uma área em expansão para a atuação do zootecnista”, ressalta Alexandre Neves.