Primeiro Guia de Cuidados para Tutores de Caninos e Felinos de Alagoas é reformulado
17 de julho de 2020 – Atualizado em 17/07/2020 – 4:01pm
Criado em 2017 com o objetivo de conscientizar e esclarecer tutores de cães e gatos domésticos acerca da importância de cuidados básicos e sua responsabilidade com os animais, o Guia Educativo Digital – Para Você que Convive com Cães e Gatos teve seu projeto gráfico repaginado e ganhou o reforço de duas novas ferramentas para a promoção da educação ambiental como saúde pública: os cartões sanitários para caninos e felinos.
As publicações – disponíveis para download no site do CRMV/AL (crmv-al.org.br) – trazem, em seu conteúdo, as orientações para que tutores possam proporcionar aos cães e gatos domiciliados – que somam uma população de mais de 70 milhões de animais em todo o país (IBGE, 2013) – os cuidados necessários ao seu bem-estar e desenvolvimento.
“O cidadão precisa de orientação, pois a compreensão sobre os cuidados adequados a seus bichos de estimação – que são dependentes dos humanos – ainda é muito precária. E a maioria, por falta de acesso às orientações de um médico veterinário, em qualquer sinal de adoecimento tem como primeiro pensamento o abandono, e nas vias públicas. Acredito que a saída seria o poder público promover esse acesso, através de mecanismos de educação ambiental como o Guia, que é a primeira contribuição neste sentido em Alagoas”, afirma a autora da publicação, a Médica Veterinária Evelynne Hildegard Marques de Melo, Mestre em Ciência Animal e em Pesquisas em Saúde.
Elaborado com base em inquérito epidemiológico realizado junto a tutores de caninos e felinos no atendimento da antiga Ong de Proteção e Cuidado Animal NEAFA (Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis), o Guia Digital foi resultado de pesquisa científica, por exigência do curso de Mestrado Profissional Pesquisas em Saúde – MPPS, do Centro de Estudo Superior de Maceió – CESMAC. Como conteúdo, ele traz informações referentes ao bem-estar dos animais, cuidados gerais com cães e gatos, medidas de prevenção de doenças, esclarecimentos sobre as zoonoses que acometem esses animais e orientações relacionadas à legislação vigente, para que os tutores proporcionem o adequado acompanhamento do seu animal, garantindo o equilíbrio entre a saúde humana, animal e do meio ambiente.
Nesta nova roupagem, o Guia traz ainda os cartões sanitários para caninos e felinos, mecanismos que podem ser auxiliares na padronização dos dados sanitários de cada cão ou gato, que podem vir a contribuir para a formulação de políticas públicas direcionadas ao bem-estar animal, ao controle da população canina e felina e das zoonoses.
“Hoje, já se sabe que mais de 60% das doenças humanas novas ou emergentes são zoonóticas, ou seja, são de transmissão animal. Se faz necessária a criação de novos instrumentos e encaminhamentos que tornem o cidadão mais participativo e responsável, daí a importância de um programa de educação em saúde eficiente, que some esforços a programas de contracepção animal e guarda responsável ”, reforça a Dra. Evelynne.
Buscando tornar essa pretensão em realidade para todo o país, o material (Guia e cartões sanitários canino e felino), está tramitando na Câmara de Deputados em Brasília (DF), como parte do Projeto de Lei n° 6251/2019, sendo encaminhado do deputado federal alagoano Marx Beltrão.
Ascom CRMV-AL
Capa removida em 17/07/2020 20:50:31