04 de Outubro – Dia Mundial dos Animais
5 de outubro de 2020 – Atualizado em 05/10/2020 – 1:57pm
No Dia Mundial dos Animais, é importante lembrar que todo animal tem direito à vida e deve ser tratado com respeito, observando os princípios da ética e bem-estar animal. Em uma sociedade avançada, o respeito aos animais começa com o entendimento das necessidades fisiológicas e comportamentais de cada espécie.
Médicos-veterinários e zootecnistas são importantes agentes na busca por um convívio harmônico entre as espécies. Eles têm o dever de prevenir e evitar atos de crueldade, abuso e maus-tratos, recomendando procedimentos de manejo, sistemas de produção, criação e manutenção alinhados com as necessidades fisiológicas, comportamentais, psicológicas e ambientais das espécies (Resolução-CFMV nº 1236/2018).
O debate sobre o direito dos animais está cada vez mais presente em nossa sociedade. O tráfico de animais silvestres, por exemplo, é uma questão preocupante. A prática impacta negativamente no bem-estar animal, além de ser um perigo em potencial para a saúde humana e ambiental. Por outro lado, a punição para autores de maus-tratos contra cães e gatos aumentou. A lei sancionada em setembro prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de o agressor ter a guarda de animais (Lei nº 14.064, de 29/9/2020).
Tráfico, abandono e maus-tratos contra animais é CRIME. Denuncie: https://bit.ly/34h8oCg