Lei de Proteção de Dados e campanhas de imunização em Alagoas fomentam 403ª Plenária
6 de julho de 2021 – Atualizado em 06/07/2021 – 1:09am
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas realizou, no último dia 25, sua 403ª Sessão Plenária Ordinária, promovendo o encontro virtual da Diretoria e dos Conselheiros para compartilhar e discutir os pontos definidos dentro da pauta da reunião, além dos procedimentos administrativos encaminhados pelo Regional.
A plenária teve mais uma vez como um dos assuntos abordados as apresentações e questões colocadas na 2ª Câmara Nacional dos Presidentes entre os dias 15 e 16 de junho, em Brasília (DF). No relato da presidente Annelise Nunes, foram destacadas a reformulação de comissões nacionais promovida pelo CFMV, que passaram a atuar como câmaras técnicas, e a apresentação do trabalho das mesmas.
“De acordo com o que foi apresentado, a mudança vem possibilitando maior agilidade na atualização de resoluções e no levantamento de pontos que precisam ser melhor trabalhados por todo o nosso Sistema. Entre os pontos principais estão o aprimoramento da fiscalização, um manual de RT comum a todos e direcionado por área de atuação, além da adaptação à nova Lei Geral de Proteção de Dados”, ressaltou a presidente.
Vice-presidente pontua atividades – A plenária de junho também contou com o relato da vice-presidente do Regional, Sonia Lages, sobre sua participação, representando o CRMV-AL, na audiência realizada pelo Ministério Público Estadual, para apresentação do Programa de Apoio aos Animais. Desenvolvido pela UFAL – através do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) – em parceria com a Fundepes e a Braskem, as atividades do Programa vêm sendo executadas nos bairros ameaçados de afundamento, onde há um grande número de animais abandonados.
“O Programa está sendo conduzido de forma bastante técnica, com o engajamento da Universidade e dos alunos, que têm tido a oportunidade de acompanhar de perto a prática da Medicina Veterinária”, frisou Dra. Sonia.
Em sua fala, ela destacou ainda as ações importantes que vêm sendo executadas pelo Mapa, em parceria com a Adeal no tocante à imunização de rebanhos contra a Peste Suína Clássica e também contra a Febre Aftosa. Na primeira, inclusive, tendo Alagoas como protagonista do projeto-piloto para a erradicação da PSC nas regiões Norte e Nordeste, onde ainda há registros da doença.
“É preciso pontuar ainda a forte parceria com os criadores, que estão garantindo a imunização dos animais, e a atuação dos zootecnistas Carlos Henrique Soares e Elianderson Miranda (na iniciativa privada), além de Grimoaldo Braga (pela Adeal) nesse processo, somando conhecimentos à visão técnica do Mapa, direcionada para a Medicina Veterinária, trazendo um aprendizado diferente e uma experiência mais rica nessa área”, reforçou.
Da Sessão Plenária, participaram virtualmente, além da presidente, a vice-presidente Sonia Lages, o secretário-geral Samy Barros, a tesoureira Karyna Alves e os conselheiros Felipe Bastos, Wagnner Porto, Adovaldo Alves Junior, Anita Schettino, Ricardo Ramalho, Flaviana Wanderley e Elvan Nascimento Filho.
Assessoria de Comunicação do CRMV-AL