Comissão de Saúde Pública Veterinária debate ações para combater exercício ilegal da profissão
9 de julho de 2021 – Atualizado em 09/07/2021 – 5:46pm
A postura anti-ética de profissionais que têm utilizado sua formação acadêmica e o próprio exercício profissional de forma inadequada no mercado de trabalho tem sido uma preocupação contínua da Comissão de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL).
Em sua última reunião, no final de junho, os membros da Comissão discutiram uma forma de combater a questão, que vem se tornando bastante comum nos últimos anos em várias áreas da Medicina Veterinária no Estado, gerando desconfiança na população e a desvalorização daqueles profissionais que desempenham suas atividades de forma séria e competente.
“Estamos planejando uma forma de trazer esse tema à tona, promovendo a conscientização dos médicos-veterinários e futuro profissionais da área em relação às práticas inerentes à nossa profissão – especialmente no que se refere a procedimentos veterinários – que vêm sendo realizados de forma incorreta e acarretando inúmeros problemas aos animais”, explica o presidente da Comissão, o médico-veterinário Paulo Wianês.
Para os membros da Comissão – além do Dr. Paulo, os médicos-veterinários Rael Almeida, Maria Raquel Barros, Wellington Diniz Filho, Karla Soares e Otto Portela – se faz necessário a Comissão atuar também na disseminação do conhecimento junto a tutores e donos de animais, alertando-os para o risco de confiar a saúde, principalmente de um cão ou gato, a alguém que não tem a formação adequada para o atendimento.
“Estamos empenhados em combater ainda o exercício ilegal da profissão por acadêmicos de Medicina Veterinária e a atuação irregular de práticos (comerciantes e balconistas), notadamente na comercialização e aplicação de vacinas de forma indiscriminada e na indicação de medicamentos no balcão de pet shops e lojas agropecuárias”, reforçou Wianês.
A ideia da Comissão é reforçar esse debate de forma mais ampla,com uma campanha de conscientização junto à população.
Assessoria de Comunicação CRMV-AL