Diretoria e Conselheiros participam de capacitação sobre Processo Ético-Profissional
29 de março de 2023 – Atualizado em 29/03/2023 – 11:42am
Focado no aprimoramento de suas atividades e atribuições, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas reuniu diretores e conselheiros, para uma nova capacitação voltada à abordagem dos procedimentos e encaminhamentos de Processos Éticos-Profissionais (PEPs).
Realizada em ambiente virtual, a capacitação foi ministrada pela advogada do CFMV, Renata Medina, que discorreu sobre os principais pontos do Código de Processo Ético-Profissional, aprovado pela Resolução CFMV nº 1.330/20, e esclareceu as dúvidas dos participantes, em especial, dos novos membros que passaram a integrar a gestão 2022-2025.
“O PEP é um procedimento de várias etapas e precisamos saber conduzí-lo de forma correta. Com o treinamento para novos membros, que também possibilita a atualização desse processo para quem já participava da gestão, alinhamos nossas ações às de todo o Sistema CFMV/CRMVs. E assim promovemos, com transparência e seriedade, a proteção da sociedade contra maus profissionais”, ressaltou a presidente do CRMV-AL, Dra. Annelise Nunes.
Na abordagem, os participantes receberam informações e orientações sobre o passo a passo do PEP – desde sua instauração e tramitação até a decisão final acerca da atuação profissional – além de esclarecimentos sobre o papel de cada um dentro do processo.
“Considerei muito importante ter participado dessa capacitação. Foi tudo bastante esclarecedor, pois, na oportunidade, pudemos ter a noção de como atuar num processo ético a partir de exemplos e dúvidas citadas”, reforçou a médica-veterinária Karla Danielle Almeida Soares, que exerce seu primeiro mandato como conselheira efetiva no regional alagoano.
A exemplo de outros treinamentos, a capacitação solicitada pelo CRMV-AL para os membros da atual gestão, faz parte das várias ações do CFMV para integrar, alinhar ações do Sistema e valorizar a Medicina Veterinária e Zootecnia.
PEP – É um processo administrativo, de competência exclusiva dos Conselhos Regionais, utilizado para averiguar a correta aplicação do Código de Ética Profissional. Ele é a ferramenta para determinar se houve infração aos artigos do Código, diante de alguma suposta ocorrência ética apresentada ao CRMV-AL em forma de denúncia contra médicos-veterinários ou zootecnistas.
Assessoria de Comunicação do CRMV-AL