Médica-veterinária lança nova edição de guia de cuidados com cães e gatos na Bienal do Livro de Alagoas
22 de agosto de 2023 – Atualizado em 22/08/2023 – 1:58pm
Livros têm como objetivo ensinar o cidadão a cuidar de forma adequada
Ensinar os tutores sobre os cuidados básicos com cães e gatos representa uma das políticas públicas prioritárias no manejo ético dessas duas espécies no ambiente urbano, que é a educação ambiental, somada ao investimento em castração e à guarda responsável.
Com a meta de colocar a capital alagoana nesse patamar, a médica-veterinária Evelynne Marques lançou, no domingo (20), na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, uma nova edição do Guia Educativo de Cuidados com Cães e Gatos, desta vez, numa versão atualizada para que o cidadão de Maceió aprenda a cuidar melhor do seu animal.
Para a pesquisadora – que integra a Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV/AL – ensinar a cuidar de cães e gatos é uma prioridade no Brasil, especialmente após a atualização do Artigo 32 da Lei Ambiental nº 9.605/98, que ampliou a pena contra abusos e maus-tratos aos animais para até cinco anos de reclusão.
“Maus-tratos vão além das pancadas físicas e englobam a ausência de cuidados e de assistência veterinária – que podem resultar em doenças que afetam o ser humano – assim como a falta de abrigo e uma alimentação inadequada. Por esses motivos, a publicação abrange cuidados básicos, prevenção às zoonoses e a legislação de interesse do cidadão nessa área”, ressaltou a médica-veterinária.
A publicação – que compôs o acervo contemplado por um edital lançado pela Secretaria de Estado da Cultura – será disponibilizada em dois livros ilustrados sendo um específico sobre os cuidados com cães e o outro sobre gatos. Juntos, eles constituem um rico material educativo, que pode ser direcionados aos mais diversos públicos, inclusive, às crianças, despertando-as desde cedo para o cuidado com os animais e para a guarda responsável.
As obras contêm um corpo editorial técnico composto por importantes nomes do meio acadêmico de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), como os médicos-veterinários Diogo Câmara, Flaviana Wanderley e Wagnner Porto, vice-presidente e conselheiros do CRMV-AL, respectivamente.
Resultado da prática profissional com os animais, os livros já estão sendo utilizados como referência para o atual plano de manejo ético de cães e gatos do governo federal, o primeiro realizado no país, através do documento oficial produzido no último dia 10 de agosto pelo Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente – Mapa.
Os exemplares irão compor também as ações educativas da Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal de Maceió, onde a Dra. Evelynne Marques atua como diretora técnica, e que está comprometida com as três políticas públicas resolutivas da questão cães e gatos urbanos.
“Iniciativas como essa são de grande importância por trazer orientações necessárias para manter o animal saudável e acolhido, contribuindo na prevenção de zoonoses e maus-tratos. É a saúde única sendo colocada em prática”, destacou a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes.