Nota de Repúdio
10 de novembro de 2023 – Atualizado em 21/11/2023 – 1:52pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) repudia veementemente a informação veiculada através de entrevista concedida no último dia 08 de novembro, ao programa jornalístico AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, pelo diretor geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município de Maceió.
Em meio às informações acerca da campanha de vacinação antirrábica a ser realizada pelo município de Maceió, o diretor geral da UVZ afirmou – de forma equivocada – que a raiva “… é uma zoonose, é um FUNGO, e ele atinge a humano …”.
Ao nos reportarmos à veiculação dessa informação errônea, consideramos que ela compromete todo o trabalho que vem sendo realizado há anos, com a adequada responsabilidade técnica, em nosso Estado.
Como sabemos, a raiva é uma doença que acomete mamíferos (animais e humanos) e é causada por um vírus. E há muito tempo não temos a ocorrência de casos de raiva urbana em Alagoas, devido ao trabalho exercido pelos médicos-veterinários no controle e prevenção desta enfermidade.
Ciente de suas atribuições como órgão consultivo nos assuntos relacionados à medicina veterinária, o CRMV-AL já enviou ofício à Secretaria de Saúde de Maceió, reafirmando seu posicionamento diante do fato e recomendando que em novas solicitações de abordagens sobre a saúde animal, haja a indicação do profissional indicado para isso: o médico-veterinário.