432ª Plenária Ordinária debate questões administrativas e assegura encaminhamentos
No último dia 28 de novembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária realizou sua 432ª plenária, reunindo a Diretoria Executiva e Conselheiros. O encontro cumpriu a agenda mensal dos membros do Regional, de compartilhar e debater as demandas recebidas – de forma oficial – pela autarquia.
Sob a condução da presidente Annelise Nunes, a plenária destacou, entre as comunicações recebidas, a programação das ações integradas ao Sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, que em dezembro contará com a posse da nova gestão do CFMV (2023-2026), tendo à frente a médica-veterinária Ana Elisa de Almeida e a reinauguração da sede do CFMV, em Brasília (DF), que passou por uma ampla reforma.
É importante lembrar que a nova gestão contará com a colaboração de Alagoas, através da médica-veterinária Evelynne Marques, membro da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-AL, que foi eleita como conselheira suplente para o período 2023-2026.
Entre os demais assuntos pautados, os participantes da plenária discutiram também a necessidade de se fazer um alerta aos profissionais, acerca da assinatura de laudos diagnósticos ou exames, notadamente, quando no exercício da telemedicina veterinária. Regulamentada pela Resolução CFMV nº 1.465/2022, a prática recomenda – nos incisos XII e XIII – a utilização de assinatura eletrônica, mais difícil de ser usada de forma indiscriminada ou com o objetivo de fraudes.
Além de encaminhamentos a serem realizados nos processos ético-profissionais em andamento, a Diretoria apresentou no plenário os procedimentos homologadas junto ao Regional no mês de novembro: três inscrições primárias, para novas profissionais da medicina veterinária; duas inscrições secundárias; uma reativação de registro profissional; e seis registros de novas empresas no mercado local.
Além da presidente, estiveram presentes à plenária, o vice-presidente Diogo Câmara, o tesoureiro Alexandre Feitosa, e os conselheiros Katheryne Wanderley, Felipe Bastos, Anita Schettino, José Adil Mendes e Maria Clara da Silva.