Presidente do CRMV-AL participa de atividades institucionais e prestigia posse da primeira gestão feminina no CFMV
Assegurando a representatividade do Regional alagoano e dos médicos-veterinários e zootecnistas do Estado, a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes, participou de uma intensa agenda de compromissos e celebrações realizadas pelo Sistema CFMV/CRMVs entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Brasília (DF).
As atividades, que tiveram início com a 4ª Câmara Nacional dos Presidentes (CNP) do Sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária – com o debate de questões pertinentes à Medicina Veterinária e à Zootecnia e balanço das ações de 2023 – tiveram continuidade com a reinauguração da sede do CFMV, que incorporou, às instalações da instância máxima das duas profissões, um design moderno aliado à funcionalidade.
No Plenário do Senado Federal, a presidente participou também da sessão especial que promoveu a celebração conjunta dos 55 anos da Lei nº 5.517/1968, de criação dos conselhos de fiscalização da Medicina Veterinária, e dos 90 anos do Decreto nº 23.133/1933, de regulamentação da Medicina Veterinária no Brasil.
Foram feitas homenagens ainda a médicos-veterinários e zootecnistas que se destacaram nos últimos anos, agraciando-os com os prêmios Professor Paulo Dacorso (Medicina Veterinária); Professor Octávio Domingues (Zootecnia) e a Comenda Muniz de Aragão (Medicina Veterinária Militar), concedidos anualmente pelo CFMV.
Proposta e conduzida pelo senador Wellington Fagundes (MT), a sessão especial marcou a despedida da gestão do Dr. Francisco Cavalcanti, que esteve à frente do CFMV por duas gestões, no período de 2017-2023, registrando avanços significativos no Sistema CFMV/CRMVs, no que diz respeito à proteção da sociedade e valorização profissional.
A sessão especial no plenário do Senado Federal abriu espaço também para outro marco importante: a posse da primeira mulher – a médica-veterinária Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida – eleita para presidir o CFMV. Ao seu lado, para conduzir a gestão no triênio 2023-2026, a Dra. Ana Elisa contará com a participação de outras seis médicas-veterinárias como conselheiras, entre elas, a alagoana Evelynne Hildegard Marques de Melo.
“Foram momentos marcados por grandes emoções, que demonstraram a consolidação e fortalecimento dos Conselhos Federal e Regionais como entidade representativa da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, reforçou a presidente do regional alagoano, Annelise Nunes.