Regional alagoano se destaca como órgão consultivo e integrado às ações fiscalizatórias no Estado
2 de abril de 2024 – Atualizado em 02/04/2024 – 4:53pm
Alinhados com o objetivo de ampliar as ações e fortalecer a presença institucional do Regional nas diversas instâncias de debates e decisões, a Diretoria Executiva e Conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV/AL se reuniram em sessão plenária no último dia 26/03.
Além da definição de encaminhamentos para questões administrativas e outros procedimentos internos, 28 novos profissionais tiveram suas inscrições homologadas nesta que foi a 436ª Plenária Ordinária. Uma inscrição secundária, uma reativação profissional e um novo registro de empresa também fizeram parte da movimentação mensal do Conselho.
Entre os pontos discutidos na pauta da plenária, a conselheira Maria Clara da Silva, que representou o CRMV-AL na reunião mensal do Grupo de Trabalho (GT) de Bem-Estar Animal de Alagoas, compartilhou a decisão do Governo do Estado, de investir na consolidação da iniciativa, com a disponibilização de R$ 540 mil para ações voltadas à conscientização popular sobre a questão animal.
O plenário do CRMV-AL também assegurou a participação do Regional alagoano – com a parceria do CRMV/PE – na 13ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia do Rio São Francisco, que será realizada pelo Ministério Público Estadual, para atuar nas ações de sua competência.
Diretoria e Conselheiros garantiram ainda a participação do CRMV-AL junto ao grupo de trabalho integrado que será formado pela Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Alagoas, com representantes de órgãos de controle e inspeção de produtos de origem animal. A ideia é contribuir na elaboração do plano estadual do Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros, que prevê um maior controle higiênico-sanitário dessa espécie animal – ostras e mexilhões, dentre outros – destinados ao consumo humano ou animal.
Na iniciativa, o Regional alagoano será representado pelo médico-veterinário e zootecnista José Adil Mendes, conselheiro da autarquia.
Conduzida pela presidente Annelise Nunes, a plenária mensal contou com a participação do vice-presidente Diogo Câmara, da secretária-geral Karyna Alves, e dos conselheiros Sonia Lages, José Adil Mendes, Flaviana Wanderley, Anita Schettino, Maria Clara da Silva e Katheryne Wanderley.