Primeira plenária do ano discute diretrizes e ações estratégicas para 2025
4 de fevereiro de 2025 – Atualizado em 05/02/2025 – 12:24am
Imbuídos na meta de ampliar a valorização dos médicos-veterinários e zootecnistas alagoanos, com o incentivo à oferta de serviços eficientes e de qualidade para a sociedade, Diretoria Executiva e Conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) estiveram reunidos no último dia 24/01, para dar início ao planejamento de mais um ano de atividades.
A plenária foi iniciada com o compartilhamento de demandas externas e administrativas, como informes e solicitações do CFMV, a exemplo do pedido de envio de sugestões acerca de ajustes a serem feitos – sob a ótica da medicina veterinária – na Lei Federal n° 15.046/2024, que criou o Cadastro Nacional de Animais Domésticos.
Destaque também para a entrada de 19 novos médicos-veterinários e 3 zootecnistas no mercado alagoano, para exercer a profissão de forma legal, além de 1 inscrição secundária e 2 registros de pessoa jurídica.
Foram levantados como ponto de pauta ainda os eventos planejados para 2025, a reforma do prédio sede do Conselho, encaminhamentos relacionados aos processos ético-profissionais, além da definição de procedimentos do processo eleitoral do regional alagoano, que ocorre esse ano.
O debate principal, no entanto, ocorreu em torno do ponto levantado pela conselheira Karla Almeida, que se referiu à ocorrência que tem sido comum em cidades do interior alagoano, de atividades legalmente privativas do médico-veterinário sendo exercidas por outras categorias profissionais, especialmente no serviço público.
Entre outras medidas, a plenária decidiu por encaminhar ofício à Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, para orientar os gestores municipais quanto à legislação da prática veterinária.
“Teremos um ano bastante movimentado, com atividades de educação continuada, eventos e a retomada da fiscalização de campo, para garantir que a Medicina Veterinária e a Zootecnia agreguem cada vez mais visibilidade e valorização dentro do cenário alagoano”, frisou a presidente do CRMV-AL, Méd. Vet. Annelise Nunes.
Além da presidente, estiveram presentes à plenária o vice-presidente Diogo Câmara e os conselheiros Katheryne Wanderley, Adil Mendes, Maria Clara da Silva, Felipe Bastos, Karla Almeida, Alisson Torres e Flaviana Wanderley.