Regional de Alagoas participa de atualização sobre contratos e licitações do CFMV
29 de agosto de 2024 – Atualizado em 29/08/2024 – 3:08pm
O assessor jurídico, Dr. Vítor Gaia, e o assessor da presidência, David Neves Feitosa, representaram o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas no Encontro Nacional Integrar Licitações e Contratos.
A iniciativa, que é desenvolvida pelo CFMV, ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília (DF), representando mais uma etapa de atualização e aprimoramento contínuo que vem sendo realizado junto aos diversos setores do Sistema CFMV/CRMVs, que tem como meta uma gestão mais participativa e o alinhamento das ações entre os regionais de todo o país.
Conduzido pela equipe do Setor de Licitações e Contratos do CFMV – com o apoio do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) e das áreas de Planejamento, Orçamento e Finanças – o Encontro abordou, através de um workshop prático, algumas das principais questões dessa área.
Entre os assuntos mais importantes, estiveram normas e regulamentos aplicados ao Plano de Contratações Anuais (PCA) e ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), além de diretrizes, impactos e importância do planejamento das contratações para o orçamento.
Para o assessor da presidência do CRMV-AL, David Neves Feitosa, capacitações como essa são imprescindíveis para a melhoria das atividades nessa área e para o regional como um todo, por possibilitar o entendimento acerca do planejamento como fator fundamental para compras e contratos bem-sucedidos.
“Mesmo sendo um regional com um fluxo pequeno de processos de compras e contratos – em relação ao Federal e a uma boa parte de unidades do Sistema no país – e equipe reduzida, foi importante ter constatado a necessidade do CRMV-AL aprimorar o planejamento de suas ações, em interação com todos os setores. Dessa forma, com o apoio da gestão, teremos como avançar e alcançar um patamar de referência em nossas atividades internas e externas”, ponderou Feitosa.
O assessor jurídico do regional alagoano, Vitor Gaia – que também participou, este mês, do Encontro Nacional Integrar – Jurídico, complementou esse raciocínio, reforçando que, ao atualizar seus funcionários e colaboradores acerca das alterações da legislação e das responsabilidades de suas atribuições, os regionais somam esforços junto ao Conselho Federal no compromisso com a transparência de suas ações, evitando assim qualquer possibilidade de sanção imposta pela legislação em vigor.